Conheça mais sobre Stefani Germanotta, a indefectível Lady Gaga


Quer saber mais sobre vida de Lady Gaga? Confira biografia
.


No dia 29 de abril a revista "Time" considerou Lady Gaga a artista mais influente do mundo, superando os maiores nomes do cinema, teatro e televisão. O texto sobre o fenômeno foi escrito por Cyndi Lauper; famosa pelos sucessos - entre tantos outros - "Time after Time” e "Girls Just Wanna Have Fun."

Mais que estar no topo das paradas musicais, Lady Gaga e sua carreira recentíssima foram reconhecidas pela importância artística. E ao ser indagada numa entrevista se é transexual, Gaga respondeu que se sente “muito orgulhosa com a comparação”, mas que sua vagina “ficou magoada”.

A bela apoia a comunidade LGBT e é militante: promoveu o evento e discursou durante a última Marcha Nacional pela Igualdade - em Washington, em outubro de 2009
(Veja vídeo aqui).

Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu em Nova York, em 28 de março de 1986, filha do ítalo americano Joseph Germanotta e de Cynthia Bissett. Iniciou aulas de piano aos quarto anos. Compôs sua primeira balada aos 13 e aos 14 começou a atuar em peças teatrais, durante os estudos no Convent of the Sacred Heart, escola católica particular.

Era boa aluna e disciplinada, mas muito discriminada por sua aparência exótica e seu espírito livre. Gaga explica a excentricidade numa entrevista para a Elle Magazine: “sou canhota”.

Aos 17, Stefani Germanotta, a nossa futura Lady Gaga, passou a frequentar a escola de Artes da New York University. Estudou música e composição, artes, religião, ciências sociais e políticas. Decidida a investir na carreira artística, largou os estudos e pediu ajuda ao pai, que concordou em pagar mesada durante um ano com a condição da filha voltar à faculdade em caso de insucesso.

Desafio
"Para economizar, fui morar sozinha no apartamento mais barato que encontrei e comi merda até que alguém quisesse me ouvir”, contou numa entrevista. Aos 19 anos, foi contratada e logo demitida da Def Jam Records, o que permitia que cantasse à noite no meio musical alternativo de Nova York e trabalhasse, durante o dia, para o selo Interscope Records compondo para artistas conhecidos: Pussycat Dolls, Fergie, Britney Spears, Akon, entre outros.

Akon, depois de ouvir Gaga cantar e impressionado com tanto talento, convenceu o presidente da Interscope Jimmy Lovine a contratá-la. Foi assinado um acordo musical entre a Interscope e gravadora de Akon, a Kon Live.

O nome artístico de Gaga foi invenção do produtor musical Rob Fusari, porque o timbre de voz da moça lembrava Freddie Mercury, do grupo Queen, interpretando o sucesso “Radio GaGa”.

O álbum de estreia The Fame foi lançado em agosto de 2008 e chegou ao primeiro lugar de vendas, segundo o “Billboard Top Electronic Albums". Os dois primeiros singles, "Just Dance" e "Poker Face", se tornaram grandes sucessos internacionais, sendo que o primeiro foi indicado na categoria "Melhor Canção Dançante" no 51º Grammy Awards.

Em 2009, Lady Gaga abriu turnês de grupos como New Kids on the Block e Pussycat Dolls. Em seguida, embarcou na sua própria, a The Fame Ball Tour.

Vendeu mais de 20 milhões de singles digitais e 8 milhões de álbuns. Em 2010, até o momento, já atingiu a marca de 10 milhões.

Estrela cintilante
Conversei com músicos, com um especialista em marketing pessoal e com um psiquiatra, na vã tentativa de tentar entender a incrível ascensão dessa Madonna do século 21.

Foi o desafio do pai italiano e mais o talento real como musicista, as letras passionais e o desgaste dos antigos ídolos que confundem persona com a pessoa real? Ou o trabalho dos marqueteiros da gravadora debruçados sobre inconsciente coletivo que clamava por um novo ícone para o público chamar de seu?

Acho que a resposta é muito mais simples. As razões, provavelmente, são o toque pessoal disco, as letras que – dizem - são compostas em poucos minutos,a voz potente mesmo ao vivo e a coreografia criativa: conjunto que transformou Lady Gaga na jovem estrela cintilante que veio para brilhar por muito tempo. Cantora, compositora, produtora, toca piano e sintetizador. É ligada ao povo da moda.

E ela jura que seus cabelos são naturais...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: