Livro revela os bastidores dos filmes pornôs gay, hétero e trans


Antropóloga acompanhou as produções eróticas em São Paulo.
É fã de filmes pornôs? Pois a antropóloga colombiana Maria Elvira Diaz-Benitez promete responder todas as dúvidas envolvendo as produções eróticas no livro “Nas redes do sexo: os bastidores do pornô brasileiro” (editora Jorge Zahar).

Baseado em produções filmadas em São Paulo, a autora acompanhou os bastidores de filmes héteros, gay e com travestis para iluminar a temática. "Essa vivência mostrou como era importante eu me livrar de todos os meus preconceitos para uma pesquisa envolvendo práticas sexuais. Porque uma coisa é falar sobre o assunto, outra é estar ali interagindo. Foi a partir daí que senti o quanto o sexo mexe com questões morais guardadas em nosso íntimo."

Revelando até o processo de recrutamento de atores, ela questiona: “Quem são esses sujeitos para fora da rede?” “Busquei respostas em biografias que acabaram por revelar como, no âmbito doméstico, familiar e no terreno dos afetos, os indivíduos interagem e constroem suas subjetividades ao redor de moralidades, visões de mundo e estilos de vida diversos que nem sempre coincidem com seu cotidiano na pornografia.”

A autora presenciou diversas filmagens e conviveu com pessoas desse meio estigmatizado e cheio de códigos particulares. O livro desvenda tais códigos e analisa os rituais antes, durante e depois das filmagens. Mostra ainda como a produção pornô se organiza e as etapas de sua elaboração – desde o recrutamento do elenco até a distribuição do produto no mercado.

A autora discute temas controversos, como o uso (ou não) de preservativos no set, a migração de travestis para a Europa, o lugar das práticas “bizarras”, o valor dos cachês, a proximidade com a prostituição...

"Nas Redes do Sexo: os bastidores do pornô brasileiro"
Autor: María Elvira Díaz-Benitez
Editora: Jorge Zahar
Quanto: R$ 46,00

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: