Confira história de grupo que causou nos palcos do RJ com muita androginia


Dzi Croquettes fez frente à ditadura brasileira com muita irreverência. Saiba mais sobre eles

O comovente documentário "Diz Croquettes' (110 minutos,2009), dirigido por Tatiana Issa e Rafael Alvarez, a partir de um orçamento irrisório e com resultado inacreditável, ganhou prêmios no Festival do Rio, na Mostra de São Paulo, muitos outros pelo mundo e agora entra no circuito comercial. Depoimentos de Claudia Raia, Marília Pera, Liza Minelli, Gilberto Gil, Nelson Motta, Miguel Falabella, Ney Matogrosso, entre outros, num total de 45, gravados no Rio de Janeiro, Paris e Nova York contam a trajetória do grupo, dando especial destaque à figura de Lennie Dale, seu mentor.

A contracultura como resistência durante ditadura
No final dos anos 60, quando toda uma geração se rebelava contra a sociedade conservadora, a formação de um grupo teatral brasileiro usando a irreverência como arma para furar o bloqueio da ditadura militar, foi um dos poucos atos de rebeldia com sucesso durante os "anos de chumbo". A ciência havia criado a pílula anticoncepcional, a moda de Mary Quant desafiava os limites do corpo e a juventude protestava contra a Guerra do Vietnã e invasão da Checoslováquia pela União Soviética.

Na Paris de 68, os estudantes da Sorbonne saíam às ruas criticando a estrutura das universidades, confrontando com a polícia e lançando novas palavras de ordem, entre as quais a famosa “é proibido proibir”, que se tornou um mantra naquele tempos de mudanças.

A Bienal de Veneza, instalada em meio a forte aparato militar, foi o espelho da nova proposta de sociedade: formas arrojadas e novos conceitos artísticos criticavam a ordem vigente.

Liberdade vigiada
Em 1974, o aniversário de dez anos da ditadura millitar que governava o Brasil foi comemorado com a “eleição” do general Geisel. O governo tinha como objetivo restaurar a democracia, mas sem pressa. Este processo foi definido pelo próprio General Presidente como de ”distensão lenta, gradual e segura”.

As atitudes pretensamente liberais traziam, em seu âmago, ações autoritárias e prepotentes. Em todo o período Geisel, houve repressão ao Partido Comunista Brasileiro, às organizações clandestinas e muitas vezes foi utilizado o recurso abominável do AI-5 (Ato Institucional número 5) que estabeleceu a censura prévia à imprensa, o fechamento do Congresso e a limitação da liberdade política no país.

Os ventos de liberdade já haviam soprado em outra direção para nossos irmãos portugueses. Em 25 de abril, o levante militar conhecido como “Revolução dos Cravos” derrubou o regime político de extrema-direita que vigorava desde 1926.

Androginia nos palcos cariocas
Inspirado no grupo norte-americano “The Coquettes” - que tinha estrelas do brilho de Divine e Sylvester - e no movimento gay off-Broadway, surgiu no Rio de Janeiro, em meio ao contexto político complicado, o Dzi Croquettes.

Ney Matogrosso já tinha começado a carreira brilhante em 1973 que continua firme. Dirigidos pelo coreógrafo norte-americano Lennie Dale os artistas usavam a arte de representar e dançar para fazer seu protesto irreverente. Não se consideravam travestis, mas andróginos.

Ousados, usavam saias, botas de cano longo, barbas, bigodes e exibiam pernas cabeludas. A maquiagem carregada fazia o contraste dos corpos masculinos em trajes femininos. Seu primeiro show - Gente Computada Igual a Você (1972) - fez o grupo ser execrado pelo Serviço Nacional de Teatro, braço da ditadura, que se recusava a liberar verba para patrocinar a ousadia. Elaborada como show musical, Gente Computada era uma comédia de costumes debochada e teve uma carreira brilhante em São Paulo.

Com dublagem, dança, canto e depoimentos pessoais dos integrantes, criticava com sutileza a realidade brasileira, a repressão sexual, a censura imposta pelo AI-5 e a ditadura militar. "Tinindo Trincando", dos Novos Baianos e "Assim Falou Zaratustra" em versão dance e technopop faziam o delírio das platéias. Levados à Europa pelo empresário Patrice Calmettes, os Dzi Croquettes foram a sensação das noites de Paris.

Além de longas temporadas no clube noturno “Le Palace”, trabalharam em Ibiza e em Londres e participaram do filme “Le Chat et la Souris”, de Claude Lelouch. Em 1976, Wagner Mello e Cláudio Tovar criaram um novo espetáculo : "Romance”. Em seguida, um elenco de atrizes se juntou ao grupo pioneiro. Pouco depois, os atores se separam, alguns deles iniciando carreiras-solo consistentes e duradouras.

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