Personagens gays elevam audiência de programas de TV nos Estados Unidos e no Brasil

A revista "Entertainment Weekly" chegou às bancas norte-americanas nesta sexta-feira tendo na capa os meninos gays de Glee, Kurt (Chris Colfer) e Blaime (Darren Criss). A matéria afirma que praticamente todos os seriados de sucesso na TV americana possuem personagens homossexuais em destaque e, especialmente, que são esses seriados e programas que ganham boas críticas e prêmios atualmente. Tem mais: personagem gay é bom de audiência. Para confirmar a teoria, a revista fala sobre Glee (campeão de audiência e de prêmios, vide o Globo de Ouro), True Blood (outro campeoníssimo nos dois termômetros), e mais Modern Family, entre outros menos conhecidos no Brasil.

O lado bom disso tudo é que a “tendência” apontada pela revista norte-americana não vale apenas para os Estados Unidos. No Brasil está acontecendo o mesmo. Veja o horário mais nobre da maior rede de TV brasileira: das 19h às 23h é uma profusão de gays em todos os programas. Em "Ti Ti Ti", novela de Maria Adelaide Amaral que ocupa a faixa das 19h, o personagem Julinho (André Arteche) é um cabeleireiro gay muito bem aceito pela audiência da novela e bem avaliado, inclusive pelo público gay. Ele vai ganhar um novo namorado nos próximos capítulos, Thales, um surfista herdeiro que ainda está no armário. A relação deles será confusa, cheia de idas e vindas (segundo a autora) e vai movimentar a reta final da trama.

Depois vem "Insensato Coração", a primeira novela nacional a contar com um núcleo gay. Roni, personagem de Leonardo Miggiorin, um gay promoter, está roubando a cena. Outros cinco personagens entrarão no núcleo nos próximos três meses _além de um homofóbico e da mãe de um dos gays, interpretada por Louise Cardoso, que dará voz aos direitos civis desta população dentro da novela, e fora dela, já que novela, como se sabe, é grande formadora de opinião no país. Logo em seguida aparece o Big Brother Brasil em que há gay assumido, lésbica e uma transexual que já deixou o programa. E ainda tem o jornalismo da emissora, que anda cobrindo como nunca (e de forma bastante simpática), casos recentes de homofobia e ganhos na luta pelos direitos civis da comunidade.

Para a Entertainment Weekly, a profusão de personagens gays na TV tem um motivo muito simples: trata-se de uma novidade nas tramas e o público está curtindo, os anunciantes também. Aqui não é diferente. Veja o BBB11 em que os merchans chegam a cansar de tantos que aparecem. Pelo jeito, essa é uma tendência que está apenas começando.

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